NOVO ENDEREÇO

Olá leitores, nos mudamos para www.supimpaum.com.br esse blog não será mais utilizado, porém será usado como disco virtual. visite www.supimpaum.com.br

20 junho 2008

ORIGEM DOS NOMES DAS GRANDES EMPRESAS

·


A pessoa que quer abrir um novo negócio quase sempre tem tudo entabulado e planejado de como e o que fazer, mas quase sempre a última coisa a ser escolhida é o nome da empresa. O básico é juntar as iniciais de nomes ou palavras correlatas ao negócio. Foi assim que nasceram os nomes de algumas empresas famosas.
Adobe
O nome veio do rio Adobe Creek que corria atrás da casa do fundador John Warnock.

Apple Computers
Fruta favorita do fundador Steve Jobs. Ele começou a chamar a companhia de Apple, e disse aos seus colegas que se não sugerissem um nome melhor em 5 horas, já estaria decidido. Pois é, não sugeriram.

Google
O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão de informação que o buscador pretende indexar. A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol".

Hotmail
O fundador Jack Smith imaginou a idéia de acessar o correio eletrônico via web de um computador em qualquer parte do mundo. Quando Sabeer Bhatia surgiu com o plano de negócios, ele tentou todas as espécies de nomes que terminam com "mail" (correio) e finalmente concordou com Hotmail. Juntamente com o "mail", ele incluiu "html" - a linguagem de programação usada para escrever páginas da Web. Só que Htmail resultava impronunciável. Foi então que decidiram pela corruptela do Hot, HoTMaiL, como foi inicialmente chamado, assim mesmo, com as letras em destaque.

Intel
Bob Noyce e Gordon Moore quiseram denominar a sua nova companhia "Moore Noyce" mas já existia uma cadeia de hotéis com esse nome, portanto eles tiveram de concordar com as siglas de INTegrated ELectronics (Eletrônica Integrada).

Microsoft
Bill Gates deu esse nome para representar a companhia que foi criada para dedicar-se à MICROcomputer SOFTware (software para microcomputador). Micro-soft originalmente batizado, o hífen foi retirado mais tarde.

Motorola
O fundador Paul Galvin resolveu assumir esse nome quando a sua companhia começou a fabricar rádios de carros. A companhia, na época era então chamada Victrola pois fabricava as famosas vitrolas. Victr = tocador de disco de vinil; victr + ola passou a ser motor + ola.

Sony
Da palavra latina "sonus"', que significa som, e "sony" uma gíria usada por estadunidenses para referir-se a uma criança brilhante, algo como "filhinho do papi".

Sun Microsystems
Fundado por quatro amigos da Universidade de Stanford, o Sun não tem nada a ver com "sol", é a abreviação de Stanford University Network.

Xerox
A palavra grega "xer" significa seco. O inventor, Chestor Carlson, denominou o seu produto Xerox por ser uma cópia seca, diferentemente do concorrente à época que fazia, até então, uma cópia molhada.

Yahoo!
A palavra foi inventada por Jonathan Swift e usada no seu livro as Viagens de Gulliver. Ele representa uma pessoa que é repulsiva na aparência e com bom coração, Yahoo! (algo como brutamontes). Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram o nome porque eles se consideraram yahoos.

Vi no mdig

TOP PARCEIROS